Layers consiste em uma tentativa complementar, além das minhas pesquisas formais de doutoramento, de compreender os efeitos das emoções e suas relações com a memória.
A cada dia novas camadas de emoções, imagens e vivências vão se acumulando uma em cima das outras, tornando nosso ato de lembrar uma mistura das coisas dos passado distante com as do passado recente. Na série layers, busco essa relação com imagens que são resultantes do empilhamento de dezenas, as vezes centenas de fotografias sempre feitas no final do dia, quando quase já não há luz. Cada fotografia possui um nível de transparência, fazendo com que a imagem final se torne uma mancha, um borrão, uma forma imprecisa. Em layers os sentidos são desafiados a compreender a partir de formas vagas e da cromática.
A materialidade arquitetônica se dilui em Layers, perde o sentido canônico para se construir um sentido provisório, onde a narrativa trata da tensão entre passado e presente. Assim como nossas histórias reais que se transformam em vagas ficções com o passar do tempo.
Conteúdo protegido por Direito Autoral.